Método versão 1

Antes de mais nada é necessário um método, como produzir um jogo digital, sozinho em 30 dias? Usar todo rigor da produção executiva de um jogo como se fosse uma equipe de 50 pessoas, orçamento de 10 milhões e 3 anos para desenvolver certamente não é o mais indicado. Claro que no mês de janeiro vou tentar a primeira versão do método que durante 2013 será modificado (eu esperado que seja). Minha filosofia geral é gastar mais energia na concepção inicial e depois dividir em ciclos rápidos de produção – design/desenvolvimento/publicação/avaliação. Toda “gordura” deve ser eliminada, deve-se focar no essencial da experiência – keep simple.

A versão 1 do método que pretendo adotar é:

Passo 0: Concepção

Passo n:

– Mini Game Design Document (mGDD)

– Desenvolvimento: assets + programação

– Publicação

Post mortem

O passo ‘n’ poderá durar 30 dias, vamos ver. Entretanto se for mais curto, 10 – 15 dias é possível fazer 2 ciclos no período de 30 dias. Seria excelente! Detalhamento do método? Lamento, ainda não sei, vamos começar pra ver como vai ficar.

Pretendo utilizar o GameMaker: Studio com build para HTML5. Até 4/1 promoção de 50% de desconto. Dá pra comprar a versão Professional com build para Mac/Win e HTML5 por U$100

No Kongregate tem uma seção somente para jogos produzidos em HTML5! Isso é ótimo, pois jogos em HTML5 tornam-se uma grande tendência no momento. O portal é legal para receber feedback da comunidade, além de manter o registro público do lançamento da sua ideia (e sempre tem a possibilidade de monetizar)

Além disso, vou procurar seguir algumas diretrizes gerais para guiar o processo:

  • sempre pensar em storytelling, contar uma história na forma de um jogo;
  • procurar trazer ao máximo princípios de projetos enxutos e design thinking;
  • quando for possível tentar buscar inspiração em outro excelente projeto – Experimental Gameplay Project;
  • e por último, os digitais são o foco, mas qualquer tipo de jogo está valendo, logo o processo criativo não será inibido se surgir uma ideia de um boardgame, cardgame, playground game,…

Por último comprei o livro do Chris Kaitila – The Game Jam Survival Guide pro Kindle. Irei ler e postarei algumas pérolas aqui.

Avante!

Anúncios

3 comentários sobre “Método versão 1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s