Conceito pronto – The Shadowlockers

Dia 9 – Jogo 1 

Ufa praticamente 10 dias para a fase de concepção – um terço do tempo, vamos ver no post mortem se isso foi bom ou ruim. O fato é poderia ter diminuído 4 dias e m função do nascimento do Felipe e 1 dia para concepção do método e a definição da rotina de trabalho, logo para fevereiro vou estabelecer uma meta de 6 dias para estabelecer o conceito (quero passar ainda em 2013 para 4 dias, mas vamos com calma).

Finalmente cheguei na redação de um concept doc. Aqui descrevo um jogo completo, agora quando partir para etapa de produção certamente este conceito deverá ser adaptado.

Aproveitem e deixem seus comentários, por favor. O concept não deixa de ser um “protótipo” rudimentar uma maneira de avaliarmos um embrião de uma ideia. O próximo passo é iniciar produção redigir um pequeno design doc somente das features principais que serão implementadas na versão zero do jogo.

The Shadowlockers – Concept Doc

Por João Ricardo Bittencourt

09 de janeiro de 2013

Introdução

“The Shadowlockers” é um dungeon crawler 2D para computadores pessoais que mistura elementos táticos com jogos de plataforma para resolução de puzzles. O jogador controla um grupo de aventureiros em um mundo de fantasia cinzenta devastado por duas grandes guerras repleto de criaturas demoníacas que saem do interior da terra. O objetivo dos aventureiros é trancar os demônios nos interiores de velhas ruínas e retornar com a glória em relíquias antigas. Os jogadores contam com equipamentos turbinados por uma tecnologia recentemente descoberta que modificou o mundo e povos nações em guerra – o Ouro Negro do qual extrai um combustível poderoso chamado diesel!Para trancar os demônios são usados portões, mas as vezes alguns outros portões precisam ser abertos. É necessária muita estratégia para combater as ameaças rastejantes. Cada personagem tem um habilidade diferente e o jogador deverá saber controlar muito seus personagens para vencer os diferentes desafios.

Espera-se que o principal destaca-se do jogo seja a mecânica apoiando-se na estética e na história. O diferencial será a mescla de diferentes gêneros procurando simplificar vários elementos tendo em vista os jogadores mid-cores.

O jogador controla uma guilda de mercenários chamados Shadowlockers, aventureiros especializados em lacrar os locais que liberam as criaturas grotescas. Esses aventureiros especiais entram nas masmorras para selar as entradas de demônios e encontrar relíquias antigas. O mundo é uma espécie de Terra alternativa em período medieval com alguns avanços tecnológicos dos anos 30 movida à diesel. Os condados e baronatos são repletos de corrupção e a magia funciona de forma pagã e antiga baseada em sacrifício de sangue e invocações. Não existem magos, somente bruxos.

A estética mistura elementos de dark fantasy e dieselpunk é muito importante para criar a atmosfera sombria do jogo. É importante destacar que o elemento diesel punk é muito mais pelo fator estético do que pela história/ambientação.

A tecnologia que será usada para desenvolver o jogo é o Game Maker: Studio Professional com a extensão HTML5. Facilita gerar versão web inicial para teste, portar depois para desktop e em caso de portes futuros poderá ser usado em tablets e smartphones.

Background

Este jogo foi desenvolvido no desafio One Game a Month para o mês de Janeiro/2013 considerando a inspiração portcullis – grades utilizadas como portas em castelos medievais. Nenhum produto já havia desenvolvido anteriormente todo o processo de concepção foi iniciado para este projeto.

Considerando o potencial de geração de outros produtos derivados a partir deste projeto é possível pensar na criação de jogo de cartas, um boardgame, um RPG tabletop ambientado no universo do jogo, comics, contos, além dos souvenirs comuns – camisetas, mugs, bottons,…  em suma teria potencial de explorar como um merchandising.

Quanto ao DLC (downloadable content) o jogo poderá ser estendido com novos capítulos introduzindo novas criaturas, itens e personagens. Itens, equipamentos e personagens poderão ser comercializados separadamente ou criados kits. Assim, o jogador pode optar se deseja investir tempo para obter um item ou investir dinheiro para obter o mesmo item. Como é um jogo para um único jogador não irá desbalancear a experiência para múltiplos jogadores.

Descrição

Após a inicialização é apresentado o menu principal e você poderá criar um novo jogo. Você seleciona de uma listagem qual capítulo deseja jogar. Após apresentação de uma cinemática com a história inicial do capítulo é apresentado um mapa com algumas possíveis regiões que podem ser jogadas. Algumas regiões ainda não são acessíveis. Você seleciona a região. É exibida pra você uma tela com todos os personagens que você tem disponível. Selecione três personagens e comece o jogo. Os três personagens começam no inicio da masmorra em uma espécie de acampamento. Selecione um dos personagens e comece a interagir no cenário. Com cada personagem você poderá usar infinitamente sua habilidade especial. Se algum inimigo aproximar você poderá atacar. A qualquer momento você poderá trocar de personagem (você ganha o foco deixa o outro personagem onde estava antes inclusive vulnerável). Em alguns pontos da masmorra tem portas fechadas que precisam ser abertas através de mecanismos. Outros momentos tem portas abertas que precisam ser fechadas. Todos personagens podem criar portas. Alguns monstros quando derrotados liberam itens que podem ser usados nos personagens (tela de equipamentos) ou utilizados livremente (inventário). Cada fase termina quando encontra uma porta especial. As fases tem objetivos específicos, por exemplo, trancar 3 lugares onde são criados monstros. Jogo prossegue até o objetivo do capítulo ser atingido. As vezes no final de uma masmorra ou no meio você encontra um novo personagem. Pontos de experiência são ganhos que podem ser gastos em uma árvore de habilidades de cada um dos personagens. No menu principal além, de iniciar um novo jogo é possível reiniciar uma partida exatamente do ponto que você estava. Também pode ir na loja virtual comprar novos capítulos, itens, equipamentos e personagens. E pode consultar sua pontuação e conquistas.

Características Principais

  1. Ação do jogo 2D em tela lateral;
  2. Ações em tempo real;
  3. Grandes masmorras para serem exploradas repletas de inimigos e puzzles;
  4. O jogador cria um grupo com até três personagens escolhidos antes de entrar na masmorra. O jogador possui uma coleção de personagens;
  5. Cada personagem tem uma habilidade única;
  6. Controla um personagem de cada vez. É possível usar habilidade, itens, construir as portinholas com grades, abrir ou fechar portinholas;
  7. Ao derrotar inimigos e resolver puzzles são ganhos pontos de experiência para gastar em níveis das habilidades dos personagens;
  8. Melhore seus personagens com diferentes equipamentos;
  9. Durante a ação do jogo utilize inúmeros itens;
  10. Desbloqueia novos personagens conforme avança na masmorra;
  11. Interface gráfica limpa, o status do jogo todo é informado in-game e usando widgets que podem ser ocultados;
  12. Explore diferentes capítulos com masmorras para serem desbravadas. Você que cria seu caminho conforme o nível de desafio desejado;
  13. Amplie a experiência de jogo comprando novos capítulos com novas criaturas, itens e personagens;
  14. Itens, equipamentos e personagens podem ser comprados em uma loja virtual dentro do jogo;
  15. Sistema de conquistas e pontuação (ranking).

Gênero/Ambientação

Mistura básica de três gêneros – dungeon crawlers, puzzle platformers e RPG tactics. É interessante que dessa mistura alguns gêneros são híbridos. Isso torna o jogo bastante singular, procurou-se manter as características mais significativas de cada gênero e simplificar características complexas.

Em termos de ambientação é um cenário que mistura dark fantasy com diesel punk.

Plataforma

O foco é a plataforma desktop – Windows/Mac/Linux. Poderá futuramente ser portado para tablets Android e iPad, entretanto este não é o foco inicial. Consoles e web, tais como rede sociais são plataformas desconsideradas.
É importante destacar que durante o desenvolvimento será usada a plataforma Kongregate como um canal de teste, de criação de uma comunidade ao redor do título, uma forma fácil de criar o título e testar conceitos.

Referências

Jogos de Referência

  • Binding of Isaac
  • Dragon Age: Origins
  • Dragon Age RPG (RPG tabletop)
  • Dwarfs
  • Final Fantasy
  • Iron Kingdoms (RPG tabletop)
  • Orcs Must Die!
  • Phantasy Star
  • The Lost Vikings
  • Trine
  • Terraria

No Pinterest foi criado um painel com algumas imagens encontradas na web que servem para apoiar o processo de criação da identidade visual do jogo. Todas as imagens utilizadas no painel tem copyright e estão devidamente referenciadas. Também muita inspiração nos sumérios e na Era Hiboriana do Conan, o Bárbaro de Robert E. Howard. Van Helsing, um filme de Stephen Sommers de 2004 também serviu de inspiração.

Anúncios

2 comentários sobre “Conceito pronto – The Shadowlockers

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s