Método versão 2

Buenas vamos revisitar o método e atualizá-lo. O método ainda não ficou acertado trouxe os hábitos da produção executiva. Gastar energia na concepção inicial foi muito bom, onde gastei mais energia foi no design doc e na produção de assets, quero fazer ajustes agora nessa etapa. O mantra keep simple continua e  toda “gordura” deve ser eliminada! Também manter em mente o chaotic day.

A versão 2 do método segue abaixo:

Passo 0: Concepção
Baseado em quatro fases (adaptar para 4 horas ou 4 dias)
FASE 1 – Buscar inspiração

  1. Ir ao mundo
    1. Mapas mentais – mindmeister
    2. Listas de idéias, inspirações
  2. Heuristic Ideation Technique
  3. Público-alvo (Personas)
  4. Agrupamentos
    1. Post its – LinoIt

FASE 2 – Definições

  1. Critérios norteadores
  2. Matriz de Impacto x Esforço
  3. Heart/Hand/Mind
  4. Esboços
    1. Quadro branco – Mural.Ly
  5. Matriz de posicionamento

FASE 3 – Geração de idéias

  1. Game Genesis Virtual Deck
  2. Game Canvas Model

FASE 4 – Produzir o concept

  1. Redação do concept doc

Passo 1: Primeiro ciclo de desenvolvimento

  • Mini Game Design Document (mGDD) – iteração 1
    • Sem a parte de GUI
    • (opcional) História (só bullets points)
    • Importantíssimo! Mecânica, tabelas de assets, level design
  • Criar um roadmap geral (sempre será revisado)
  • Desenvolvimento rápido: assets + programação
  • Publicação + métricas
  • Avaliação
  • Post mortem

Passo n – repete o passo 1 com modificações

Já tem um pouquinho mais de detalhes, mas ainda precisa de mais detalhes na parte de desenvolvimento.

Lembrando das minhas diretrizes gerais:

  • sempre pensar em storytelling, contar uma história na forma de um jogo;
  • procurar trazer ao máximo princípios de projetos enxutos e design thinking;
  • quando for possível tentar buscar inspiração em outro excelente projeto – Experimental Gameplay Project;
  • e por último, os jogos digitais são o foco, mas qualquer tipo de jogo está valendo, logo o processo criativo não será inibido se surgir uma ideia de um boardgame, cardgame, playground game,…

Avante!

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