Conceito pronto – Little Viking

Finalmente a última fase do método de concepção, a escrita do concept doc. Fiz um documento mais enxuto, usando mais marcadores, com menos ênfase na GUI destacando mais referências, mecânica, história e game flow. Em suma ficou um run and gun com power ups e tem a barra de fúria que o jogador pode controlar o momento de usá-la. A próxima etapa é o design doc (que também vou abordar de forma mais enxuta).

O legal que em fevereiro a definição de um tema mais universal e um método mais bem definido reduziu em 3,5 vezes o tempo de concepção! Em janeiro levei 7 dias para fazer a concepção do The Shadowlockers agora levei 2 dias!! O design doc levou 4 dias, seria legal levar 1-2 dias! Vou esforçar-me para isso! Keep simple e vamos eliminar gorduras.

Introdução

Uma pequena aldeia nórdica após uma farta caçada os bravos guerreiros ficam caídos de tanto comer e beber. No céu claro, muitos raios. Seria Thor?! Por Odin! Não é uma invasão alienígena! E eles querem a preciosa cerveja dos vikings! Marcianos e robôs invadem a aldeia para abduzir o precioso líquido! Mas para o desespero dos invasores Little Olaf, o Pequeno Viking irá defender sua aldeia e a bebida de seu povo com seu martelo de batalha! Ah, é melhor não irritar o pequeno Olaf, senão os E.Ts irão sofrer com a fúria berserker!!!!

Mecânica: um shooter 2D com scrolling lateral. Basicamente cheio de alienígenas que atacam o jogador. Pequenos robôs tentam roubar os barris de cerveja e grandes robôs destroem as casas para roubar os barris. Os E.T.s atacam o jogador. O jogador controla um criança viking com seu martelo de batalha. Quanto mais ela bate nos inimigos ela ganha fúria. Quando chega em um determinado nível entra no modo berserker que tira mais dano e a qualquer momento o jogador pode explodir em raiva destruindo os inimigos da tela.

Estética: visual cartoon,cut-out animation com algumas referências de uma estética pulp/grindhouse/vintage. A trilha sonora é o viking metal, é claro.

Tecnologia: o Game Maker: Studio Professional com a extensão HTML5. As versões para desktop possibilidade de dar suporte para joystick.

Contexto

  • Jogo desenvolvido para o desafio One Game a Month para o mês de Fevereiro/2013
  • Um modelo de negócios baseado em capítulos, cada capítulo contendo fases. O jogador poderá comprar novos capítulos.

Game Flow

  1. Escolhe o cenário;

  2. Escolhe a fase que esteja liberada do cenário;

  3. É apresentado para o jogador o objetivo, por exemplo, proteger 3 barris e destruir 10 E.T.s;

  4. O jogador controla o pequeno viking – esquerda ou direita, ataque a longa distância ou curta distância;

  5. Cada inimigo destruído acumula-se raiva. Robôs gigantes não podem ser destruídos normalmente;

  6. Existe chance de ao destruir o inimigo ele dar loot de power-up – arma, raiva, energia. Se pegar uma arma troca a arma atual. Se não pegar o item ele some;

  7. Se o barril for pego é levado para luz das naves espaciais para ser abduzido. Se o robô for atacado quando tem o barril, ele solta;

  8. Quando atinge o máximo de raiva o pequeno viking entra no modo berserker – tira mais dano, sofre menos dano. Robôs gigantes só podem ser destruídos no modo berserker. A raiva vai sendo consumida até chegar a zero e sair do modo berserker;

  9. Enquanto a barra de raiva estiver no máximo, pode dar um super combo, gastar toda raiva, matar todos os E.Ts e robôs comuns;

  10. Se algum barril for abduzido perde a fase. Se o jogador cumprir o objetivo da fase, conclui a fase atual e avança para próxima.

Características Principais

  1. Ação do jogo 2D em tela lateral

  2. Trilha sonora totalmente viking metal!
  3. Modo berserker – retira mais dano e perde menos energia
  4. Diferentes power-ups – energia, fúria, novas armas
  5. Explosão de Raiva – destrói todos os inimigos da tela
  6. Diferentes fases em vários capítulos
  7. Vários tipos de E.T.s
  8. Vários modelos de robôs
  9. Controle pelo teclado ou joystick (versão para desktop)
  10. Adrenalina, rapidez, evite os ataques e não deixe roubar os barris!

Gênero/Ambientação

Gênero: shooter 2D (run and gun)

Ambientação: aldeia viking sofrendo uma invasão alienígena

Plataformas

Principal: web/HTML5

Possíveis portes: iOS/Android

Canais de distribuição: foco no Kongregate e possivelmente Apple Store/Google Play

Referências

  • Zombieville USA

  • Super Contra

  • Zombie Sweeper

  • Angry Birds

  • Mega Run

  • Aliens in Attic (filme)

  • Mars Attack (filme)

  • Bathory, Týr, Amon Amarth, Turisas (música)

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2 comentários sobre “Conceito pronto – Little Viking

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