Design pronto – Little Viking

Vitória! Um único chaotic day e fiz um design doc enxuto pra guiar o desenvolvimento no primeiro ciclo! Vamos ver se isso vai ser uma lição positiva ou negativa. No momento estou super feliz! Também peguei o sketch que fiz do nível e coloquei alguns comentários pra depois não esquecer 😉

Na sequencia outra coisa que vou modificar em pró da filosofia enxuta é criar assets toscos, uma arte provisória para iniciar a programação o quanto antes. Buenas segue o mini design doc focado somente na versão 0.1 (versão de aprendizagem que servirá para entender melhor o conceito)

Little Viking – Game Design Protótipo 0.1

Roadmap

Versão 0.1

  1. Um cenário
  2. Duas fases
  3. Power-up – cura e fúria
  4. Um tipo de robô comum
  5. Um tipo de robô gigante
  6. Um tipo de E.T

Versão 0.2

  1. Mais duas fases
  2. Power-up – arma de curta distância
  3. Mais um tipo de E.T
  4. Mais um tipo de robô comum

1. Mecânica de Jogo

Gameplay Central

  • Jogador seleciona um capítulo dos ‘n’ disponíveis;
  • Jogador seleciona uma das fases disponíveis no capítulo. Pode existir fases bloqueadas;
  • A fase é inicializada e apresenta-se o objetivo para o jogador;

  • O jogador poderá fazer as seguintes ações: mover para esquerda, mover para direita, ataque curto, ataque à distância e ativar a explosão berserker;

  • Pegar os barris;

  • Os inimigos quando são derrotados possuem uma chance de largar power-ups (loot). Os itens ficam um tempo na fase, depois somem. No caso de armas ao serem pegas substitui a arma atual;

  • Condição de vitoria – cumprir o objetivo da fase e não deixar que os barris sejam roubados. Se um barril for abduzido termina a fase.

Personagens

Little Olaf, O Pequeno Viking

Olaf sempre foi levado pelos adultos para acompanhar as caçadas, sempre muito valente e destemido. Seu único problema? Irritado demais, quando fica zangado perde o controle. Ele utiliza um martelo rudimental de batalha que ele pode atacar de perto e em uma curta distância (atira e volta o martelo)

Robô Gigante Comum

Robô gigante destrói só casas. Não ataca o personagem e nem rouba barril.

Dano – Causa pouco dano nas casas

Resistência ao dano – Média

Pontos de vida – Pouco

Velocidade – Lento

Fraqueza – Só sofre dano se Olaf estiver no modo berserker

Robô Comum

Robô comum não destrói casas. Não ataca o personagem, mas rouba barril.

Resistência ao dano – Pouca

Pontos de vida – Pouco

Velocidade – Lento

E.T Comum

Não destrói casas. Só ataca o personagem, também não rouba barril.

Dano – Pouco

Resistência ao dano – Pouca

Pontos de vida – Pouco

Velocidade – Médio

Nave Espacial

Nenhuma interação com personagem. Somente fica com raio de luz aguardando por barris.

Elementos de Gameplay

Barril de Cerveja

Em cada fase existe uma quantidade para ser protegido. Os robôs tentam pegar os barris e levar para os feixes de luz para serem abduzidos. Os barris podem estar na rua ou dentro das casas. Para os alienígenas pegar dentro das casas essas precisam ser destruídas pelos robôs gigantes. O Olaf pode entrar pela porta

Casas

Servem somente para conter barris de cerveja. Podem ser destruídas somente por robôs gigantes. Quando destruída libera os barris para serem pegos pelos robôs pequenos. As casas possuem uma porta.

Cogumelo

Aumenta o índice de fúria do Little Olaf.

Pernil de porco

Restaura parte dos pontos de vida do Little Olaf.

Estatísticas

Pensando nos atributos dos inimigos (listados abaixo) é possível gerar mais de 23 mil tipos de inimigos. Obviamente que isso gera muita diversidade no momento de gerar fases e capítulos. E consequentemente na criação de armas para combater a diversidade de inimigos.

Dano – Pouco | Médio | Muito | Muitíssimo

Resistência ao dano – Pouca | Média | Muita | Muitíssima

Pontos de vida – Pouco | Médio | Muito | Muitíssimo

Velocidade – Parado | Lento | Médio | Rápido | Muito rápido

Fraqueza – Sem fraqueza | Fúria | Fogo | Frio | Água | Eletricidade

Especial – Sem | x5 (tipos de especiais, por exemplo, uma movimentação diferente)

Escudo* – Sem | Com

*Escudo tem pontos de vida, resistência ao dano, fraqueza

Física e Simulação

Movimentação

Simples sem simulação física realista. Movimenta para direita e movimenta para esquerda. Sem pulo.

Colisão

Colisão simples através de caixa de colisão.

Combate

O projétil quando colide com o ator retira uma quantidade de dano. A mesma coisa para arma de curto alcance. No caso de objetos que tiram dano basta colidir no objeto. Se a quantidade de dano for superior aos pontos de vida elimina o ator. Se for o jogador a partida termina.

Inteligência Artificial

Bem simples utilizando máquinas de estados finitos.

 Robô Gigante Comum

Entra no cenário por um dos lados (esquerda ou direita)

Para na primeira casa não destruída e começa atacá-la

Quando for destruída anda até a próxima casa. Vai andando até sair do outro lado da tela.

 Robô Comum

Entra no cenário por um dos lados (esquerda ou direita)

Procura o barril de cerveja mais próximo e vai em direção dele

Pega o barril e vai na direção do raio de abdução da nave espacial (se a nave mudar de direção, vai atrás do raio)

Larga o barril no raio e vai em busca do barril mais próximo

E.T Comum

São como pragas. Entram pelos dois lados do cenário em direção do personagem. O ataque é a curta distância devem chegar perto para atacar. Vão ficar atacando até morrer. O objetivo é atrapalhar, causar dano e aumentar a fúria.

Nave Espacial

Desloca-se pelo cenário (esquerda ou direita), para e liga o raio de abdução

Fica um tempo X + ou – y, desliga o raio e se desloca para outro ponto

Mapa de Teclas

Seta para esquerda ou A Andar para esquerda

Seta para direita ou D Andar para direita

Control ou K Ataque a curta distância

Shift ou L Ataque a longa distância

Espaço Explosão de raiva

2. História

“Uma pequena aldeia nórdica após uma farta caçada os bravos guerreiros ficam caídos de tanto comer e beber. No céu claro, muitos raios. Seria Thor?! Por Odin! Não é uma invasão alienígena! E eles querem a preciosa cerveja dos vikings! Marcianos e robôs invadem a aldeia para abduzir o precioso líquido! Mas para o desespero dos invasores Little Olaf, o Pequeno Viking irá defender sua aldeia e a bebida de seu povo com seu martelo de batalha! Ah, é melhor não irritar o pequeno Olaf, senão os E.Ts irão sofrer com a fúria berserker!!!!

3. Arte 2D

Metas Gerais

Tema: viking com aliens pulps dos anos 20/30

Características: cartoon, com toque divertido e uma pitada grindhouse/pulp/vintage

Estilo: cartoon com uma textura pulp

Tom: alegre, humor, divertido

Cores: colorido, mas uma base de marrom, laranja, vermelho contrastando com uma paleta fria.

Arte 2D & Animação

Terreno

Um tileset de uma aldeia viking

O background são montanhas no fundo de uma noite clara com uma lua

Explosão de Raiva

Semelhante ao combo do Marvel vs Capcom quando o Little Olaf explode em raiva deveria dar uma cutscene mostrando todos os inimigos sendo destruídos. O importante que isso não ocorra todo instante pra não ficar chato, mas quando ocorra seja bem significativo para o jogador.

Elementos de Gameplay

Little Olaf, O Pequeno Viking

Normal

Parado

Andando

Ataque a distância

Ataque de perto

Morto

Berserker

Parado

Andando

Ataque a distância

Ataque de perto

Morto

Explosão de raiva

Robô Gigante Comum

Andando

Atacando a casa

Recebendo dano

Destruído

 Robô Comum

Parado

Andando

Andando com barril

Sofrendo ataque

Destruído

E.T Comum

Parado

Andando

Atacando

Morto

 Nave Espacial

Parada

Parada com raio de abdução

Parada puxando o barril

Movendo

 Barril de Cerveja

Na vertical

Levitando

 Casas

Pronta

Um pouco destruída

Parcialmente destruída

Quase destruída

Destruída

 Cogumelo

Normal

Piscando pra sumir

 Pernil de porco

Normal

Piscando pra sumir

 Porta das casas

Fechada

Abrindo e fechando

4. Som e Música

Metas Gerais

Tema: épico

Estilo: viking metal

Tom: de grande batalha, a jornada do herói, entretanto valorizando a ação

 O som de base é o viking metal. Batalhas épicas, sangrentas, maior clima de combate nórdico. Nada de clima infantil é pra fazer exatamente o contraste de algo épico com uma criança viking destruindo alienígenas.

Efeito Sonoro

Para a primeira versão do primeiro protótipo não será usado nenhum efeito sonoro.

Música

Tema dos Capítulos

Cada capítulo deve ter uma música. Todas as fases vão tocar a mesma música em loop.

5. Projeto de Níveis

Esboço

2013-02-09 01_09_04

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