Protótipo 0.1 concluído!

E ai pessoal, férias chegando ao final, pós Carnaval e venho dar uma atualizada aqui no blog. A primeira etapa, criar um protótipo ultra mega giga básico foi concluída. Ainda foi uma etapa muito longa em função dos chaotic days, em média, tive uma dedicação diária de 2 horas e levei 8 dias para concluir a versão 0.1 do protótipo, logo foram necessárias 16 horas de trabalho. O legal que essa abordagem se pararmos para pensar em horas de estúdio, de produção de verdade em 2 dias já teria um protótipo de teste. É excelente ter algo interativo para ajustar, testar, frustrar-se antecipadamente. Esse post que tratar de 3 assuntos: como fiz o desenvolvimento, a extensão que criei para o GameMaker e por último disponibilizar a versão 0.1 para teste e lançar um link para uma comunidade de crowdsourcing.

Processo

Fiz uma versão ligth do Scrum. Usei bloco de notas e uma planilha no OpenOffice para coletar os tempos. No Bloco de Notas criei uma lista chamada de Backlog, logo abaixo 3 seções – Em progresso, Concluída e Validada. Organizei a lista de backlog conforme a ordem de implementação (o que precisava primeiro). Também classifiquei as tarefas como –  Muito Fácil, Fácil, Médio, Difícil e Muito Difícil  Adotando a escala de Fibonacci atribui os seguintes valores respectivamente para cada dificuldade – 1,2,3,5 e 8. Também adotei os seguintes princípios: não poderia ter mais do que 3 tarefas no grupo Em Progresso e sempre que o grupo Concluída tinha cinco tarefas fazia um teste mais fino para colocar no status de Validada. Usei a planilha para coletar algumas métricas de tempo. Cada dia trabalhado anotei hora de inicio, hora de término, minutos trabalhados, total de tarefas concluídas e em progresso e quantos pontos (em função das dificuldades das tarefas) foram concluídos.  Isso permitiu eu calcular meu tempo médio em minutos para cada tarefa  e o tempo médio em minutos para cada ponto. Pra que isso tudo? Pra auxiliar nas estimativas dos próximos projetos. Conclui que cada tarefa consumi em média 13 minutos para programar e validar e cada ponto em média consome 12 minutos. Logo, atualmente minha produtividade (isso inclui reuso de comportamentos legados) para fazer uma tarefa muito fácil vou levar em médias 12 minutos (tarefas muito fáceis custam 1 ponto). Por outro lado implementar uma tarefa muito dificil vai consumir 96 minutos. Claro isso tudo usando o Game Maker: Studio. Outra linguagem/ferramenta/engine terá tempos diferentes.

Reforço que foi bem barbada de manter este registro no bloco de notas e em uma planilha e espero que estes conhecimentos sirvam para otimizar o processo nos próximos meses. E o controle não foi boring consumindo mais tempo que o período de desenvolvimento.

Playtomic

O Playtomic é uma plataforma para coleta de dados de games, nos moldes do conhecido Google Analytics. Oferece uma versão gratuita que permite cadastrar um novo jogo e quando o jogador for jogar coletar dados semelhantes as visitas aos sites da web. Pra que isso? Novamente a resposta é conhecimento! Saber como é o comportamento do jogador, tentar inferir regras a partir de uma base de dados sem ficar perguntando nada pro jogador, simplesmente coloca o player pra jogar de forma totalmente anônima.

Tem uma versão do Playtomic para build HTML5 no Game Maker.que eu pretendia usar, como o protótipo começou a dar uns erros estranhos no HTML5 resolvi não perder tempo (abordagem enxuta) e gerei uma versão para Windows do protótipo. Só que não existia um extensão para o Game Maker integrar-se com o Playtomic. Não seja por isso! Compilei o SDK em C++ Playtomic e gerei uma DLL para ser usada no Game Maker. Depois usando o próprio GM gerei uma extensão que pode ser usada na versão Windows dos games criados com GM. A extensão atualmente permite somente as operações de analytics. Veja a documentação. No link abaixo tem a extensão disponível para o GameMaker: Studio

Download da Extensão do Playtomic C++ para GameMaker:Studio

Protótipo 0.1 e Crowdsourcing

Antes de mais nada minha ideia sempre foi trabalhar com a coletividade, compreendendo melhor o comportamento dos jogadores, principalmente os mid-cores. Não adianta nada criar um protótipo sem ter um canal mais efetivo para os jogadores darem ideias, opinarem, relatarem bugs, criarmos uma consciência coletiva e aberta para geração de ideias em torno de um conceito. Existe uma plataforma chamada IdeaScale (inclusive o Google Analytics utiliza) que permite criar e gerenciar comunidades criativas. Basicamente as pessoas dão idéias (pode ser de forma anônima), outras pessoas votam (concordam ou discordam), podem comentar a ideia também e as ideias mais votadas aparecem em um topo de uma lista sendo um forte indicativo de uma feature para ser implementada. Vamos ver como funciona essa ferramenta durante o processo de criação de um game (no post mortem certamente vou comentar sobre a experiência de usar esta ferramenta, teremos cerca de 10 dias para fazer uma pequena degustação).

Buenas coloquem no favorito de vocês 😀 – Comunidade The Stories in Bits.

E finalmente a versão protótipo para vocês testarem, comentarem (abaixou ou preferencialmente na comunidade). Lembrando que este é o conceito do jogo. Clique sob a imagem abaixo para fazer download da versão Windows do protótipo (no momento sorry usuários de Linux e Mac)

Print do protótipo

UPDATE (19/02):  coloquei uma nova versão (0.1.1) já contemplando os comentários do Fred e do Eron no Facebook. Tem uma telinha inicial com os comandos e nos níveis uma setinha indicando Go Go Go

Anúncios

2 comentários sobre “Protótipo 0.1 concluído!

  1. Eu joguei, achei interessante o conceito, de aliens e vikings, me lembrou Lost Vikings.
    Eu to ligado que é um protótipo, mas senti falta de uma lista de comandos, pode ser até aqui no teu post.
    Sobre o gameplay, eu gostei de ter uma barra de fúria e drops, são boas features.
    No aguardo do post mortem para saber como é trabalhar com o IdeaScale!

    1. Oi Fred!
      Valeu pelos comentários! Tô com síndrome de Lost Vikings hehe
      Coloquei uma telinha inicial tosca com os comandos do game, já fiz um update no blog contemplando teu comentário!
      Abração

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s