Uma reflexão rápida

Olá pessoal passando rápido por aqui fazendo uma postagem rápida já no meio da correria de inicio de semestre. Estou “parado” fazem 3 dias coletando dados pelo Playtomic do protótipo. Certamente várias coisas no gameplay terão que mudar em função do comportamento do jogador visando criar uma experiência mais envolvente. Algumas informações obtidas com os dados coletados:

  1. 60% entram no modo berserker no nível 1 passando para 30% no nível 2;
  2. 40% das pessoas pegam todos os barris em ambos os níveis;
  3. Ninguém perdeu barril
  4. 40% terminam o nível 1 com 100% de energia e 60% terminam o nível com 100% de energia
  5. 70% chegam a entrar em fúria até 13 vezes
  6. 60% matam de 5 à 9 aliens. 4% chegaram a matar mais de 30 aliens!
  7. Em média um nível é concluído em 17 segundos
  8. Mortes, uso de especiais, ataques estão concentrados no final dos níveis.

Um insight que tive foi retirar o lance dos barris (já nem sei mais o que fazer com os barris hehe) deixar o foco somente na ação (kill the aliens e robots) e acrescentar uma nova barra chamado Fear. O objetivo seria produzir a seguinte dinâmica:

  • Destruir aliens e robôs dá raiva (rage)
  • Ao atingir 100% de raiva o jogador entra no modo berserker, tira mais dano, mas sofre mais dano. Gradativamente vai caindo a raiva até o nível zero. Enquanto está berserker não acumula raiva.
  • Se o jogador desejar pode explodir em raiva, destrói todos os inimigos da tela, a raiva cai a zero e sai do modo berserker.
  • A barra de fear seria usada neste momento. Quando explodia em raiva aumentava um pouco do fear. Quando atingir 100% gerar um efeito inesperado – paralisa por X unidades de tempo, sai andando, ataca desesperadamente, … Seria um trade off a explosão é boa (mata todos), mas gradativamente pode trazer uma punição (fear).
  • Se esgotar o modo berserker sem usar a explosão de raiva reduz o fear.

Ah, quanto ao IdeaScale até o momento zero contribuições. Os retornos que tive foram via Facebook e comentários aqui no blog. Serviram para fazer ajustes iniciais e depois não tive mais nenhum retorno.

Quem não testou o protótipo pode fazer o download da versão 0.1.1.

Aguardo os comentários de vocês!

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3 comentários sobre “Uma reflexão rápida

  1. Só agora joguei o protótipo, hehe… Apesar do protótipo ser bem inicial, gostei do conceito, acho que daria um joguinho bem divertido! Mas achei que no protótipo já teria a “trilha sonora viking metal”, kkkkkk!

    1. Antes nunca do que tarde hehehe
      Tambem queria a trilha, mas não conseguia encontrar uma bem bacana 🙂
      Que bom que tu curtiu, quero seguir nessa pegada, está na minha todo list, até o final do ano tenho um protótipo mais polido hehehe
      Ainda em tempo: http://jrbitt.deviantart.com
      Lembrando que na palestra de quarta vou contar um pouco dessa experiencia maluca
      Abração e obrigado!!

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