Definições de design no jogo de programação

Continuando o processo!

FASE 2 – Definições

Seguindo o método 3, amplio os critérios norteadores para contemplar as reflexões do post mortem de fevereiro. Incluo os aspectos das narrativas, de procurar trazer para o lado de um art game e o quanto se diferencia na forma de uma nova experiência digital interativa. Abaixo os critérios atualizados:

  • Level design
  • Balanceamento
  • Algoritmos complexos
  • Divertido em diferentes plataformas
  • Fôlego
  • Animação
  • Keep simple
  • Aspectos narrativos
  • Experiência digital interativa
  • Art game/news game

Considerando o impacto versus o esforço as quatro premissas iniciais são bastante complexas, mas a com maior esforço seria o tower defense com resolução de tasks e com uma coleção de itens e o impacto dessa ideia certamente não seria muito grande. O menor esforço seria fazer waves de inimigos e sem itens, a evolução baseada em XP.

Analisando Heart/Hand/Mind o escolha mais emocional é colecionar itens em um clima mais tenso das waves. Os itens são as premissas mais tangíveis (hand) e as premissas com puzzles envolve mais o aspecto mental.

Jogando tudo na matriz de posicionamento temos um empate! Entretanto o tema do jogo conduz para um conceito de coleta de itens. Então a premissa escolhida para ser trabalhada em março é um tower defense com elementos de roguelike (unidades com habilidades especiais, destruiu nunca mais, inventário, loot de itens), cuja evolução é dada por itens coletados dos inimigos ou minerados da fase.

Download Matriz de Posicionamento

FASE 3 – Geração de idéias

Continuo usando a ferramenta Game Genesis Virtual Deck de forma bem livre, bem inspiradora. Anotei alguns pontos para não perder de vista no design, principalmente o ponto mencionado pelo Klein – complexidade emergente (deixar as regras bem simples, mas a dinâmica delas acaba sendo complexa). Fiz o registro da ideia usando o Game Model Canvas. Dessa vez em termos de conceito fiquei sem dúvidas. O maior desafio está em elaborar este design. Mantendo a tradição, a redação do concept vou fazer em um post separado.

Download Game Model Canvas

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